sábado, 26 de abril de 2014

As teorias mais incríveis sobre o voo da Malásia

Somam e seguem as teorias, mais ou menos mirabolantes, sobre o que aconteceu ao avião da Malaysia Airlines desaparecido há duas semanas.



Boeing 777 da Malaysian Airlines, matrícula 9M-MRO, fotografado a 5 de fevereiro quando sobrevoava a Polónia. Desapareceu a 8 de março quando cumpria o voo MH370 
Boeing 777 da Malaysian Airlines, matrícula 9M-MRO, fotografado a 5 de fevereiro quando sobrevoava
 a Polónia. Desapareceu a 8 de março quando cumpria o voo MH370
Tomasz Bartkowiak/EPA

Base dos EUA abate avião
Há quem assegure que o avião foi capturado, ou mesmo abatido, pelas forças norte-americanas da base aérea de Diego Garcia, situada no arquipélago de Chagos, no Índico. O tabloide inglês "The Daily Mail" noticiou que o comandante Zaharie Ahmad Shah treinava a aterragem nesta base aérea no simulador de voo que tinha em casa. 

Terror made by Bin Laden
Fundamentalistas islâmicos ameaçaram os pilotos. É a teoria da conspiração mais popular, e previsível, na internet. E não só. Um tweet de Rupert Murdoch apostava que o avião estava escondido, "como Bin Laden", no norte do Paquistão. Depois de se confirmar que os dois passageiros do Irão com passaportes falsos não eram terroristas, mas imigrantes, a tese do terrorismo tem vindo a perder peso.

Telemóveis tocam, tocam
E ninguém atende. Familiares insistem que os telemóveis dão sinal vários dias após o acidente. Só por si, não significa que os passageiros estejam vivos. Mas que a operadora e a rede estão a tentar localizar os aparelhos. 

O avião apenas está invisível
E se o avião não se despenhou e está apenas invisível? Bloguistas das novas tecnologias lembram que há "dispositivos de camuflagem" que conseguem esconder as aeronaves do controlo do radar. Ou então colou-se a outro avião para passar invisível no radar. Isto já foi dito por altos responsáveis de companhias aéreas internacionais. Os passageiros estarão numa ilha semelhante à da série "Lost"?

Guerra comercial
Vinte passageiros trabalhavam para uma companhia tecnológica americana e estavam a caminho da China para uma reunião de negócios. Tinham participação nos lucros de uma patente - dinheiro que, caso morressem, passaria para a empresa.

Pilotos maléficos
Os investigadores não descartam a hipótese de ter sido o próprio comandante, que voa na Malaysia Airlines desde 1981, e o copiloto a despenhar o avião.

Frase de código
E se a última frase, que é atribuída ao piloto ou ao copiloto, 'tudo bem, boa noite', for um código secreto de emergência?

Míssil acidental
Não é a primeira vez que um míssil abate uma aeronave por acidente. Em 1988, os EUA atingiram um avião da Iran Air, matando 290 pessoas. Em 1983, um avião da Korean Air Lines foi abatido por um jato russo.

Música de Pitbull
A canção do rapper Pitbull e de Shakira, 'Get It Started', de 2012, esconde também um código? A meio da letra, os artistas cantam: 'Now it's off to Malaysia' e 'Two passports, three cities, two countries, one day'. Os dois passaportes são os dos dois passageiros iranianos; as três cidades referem-se às capitais da Malásia, China e Vietname; os dois países são a Malásia e o Vietname. É o que dizem os teóricos da conspiração.